O mundo da internet - 1ª parte

A internet é mesmo isso, um mundo. Só para termos uma ideia, em Junho de 2008 calculou-se que existem cerca de 172 milhões de páginas na internet (http://deskmundo.com/2008/07/28/quantos-sites-existem-na-internet). Dada esta imensidão assustadora, ficamos um pouco desmotivados se queremos criar uma página pessoal com a esperança que ela fique numa boa posição nos motores de busca.
Mas há sempre alguns truques e parâmetros a definir se queremos alcançar o local mais próximo possível do topo do google por exemplo.
Se quisermos construir uma página pessoal, o mais provável é a construirmos em português, o que já daí vai reduzir bastante os resultados aquando uma pesquisa no google. Outra questão são os temas que vamos abordar nessa página. O google dá bastante importância ao conteúdo de um site, bem como a referências que outros sites fazem do nosso e, lógicamente, o nosso faz de outros.
Por esta razão o google definiu uma unidade de medida para pontuar cada página na internet, pontuando de 1 a 10 cada site existente. Essa unidade de medida tem o nome de PageRank (http://pt.wikipedia.org/wiki/PageRank). Para termos uma ideia o google.pt tem uma pontuação de 8 e o google.com a pontuação máxima = 10 valores! Isto deve-se lógicamente há maior quantidade de pessoas que acede o google.com e à sua popularidade.
Não é assim tão fácil conseguir uma boa pontuação no google. Para termos uma noção, o tão conhecido site do hi5 tem somente uma pontuação de 6 valores. Por isso se conseguirmos uma pontuação de 3 ou 4 valores num nosso site, já nos podemos dar por muito felizes.

Com esta ilustração, retirada do site da wikipedia, vemos que cada bola representa um site na internet. Bolas maiores representam sites maiores com mais importância no google (PageRank). A bola vermelha em cima é grande, mesmo só recebendo um voto, pois recebe-o de um site com grande importância.
Por tudo isto, é importante termos assuntos interessantes nas nossas páginas e assuntos diversificados que muitas pessoas procurem no google. Também é igualmente importante termos as nossas páginas em vários motores de busca, "falarmos"de outras páginas para também elas "falarem" da nossa página. Melhor ainda será se tivermos a nossa página em várias linguas para assim alcançar um muito maior número de visitantes.


Não quer perder nenhuma novidade? Subscreva as feeds...

1 Comentário:

Anónimo disse...

Ola Ricardo,

Bom post. O mundo da internet é um mundo fascinante, que nos permite tirar algum rendimento através da colocação de anuncios de empresas afiliadas ou através dos sites PTC, como mencionas em alguns dos teus posts.

Um aspecto muito importante para tirar algum lucro, é o trafego vindo dos motores de busca.

É essencial o blog estar optimizado relativamente ao ranking no Google (SEO) e para algumas palavra-chave (keys).

A nivel de SEO, o teu blog podia melhorar em algumas coisas.

Caso necessites de alguma ajuda, podes pedir, pois estou sempre disponivel para ajudar os colegas.

Todos gostamos de ser ajudados e precisamos uns dos outros. Não sei se partilhas da mesma opinião, mas caso partilhes, és bem-vindo à comunidade Fique Rico e certamente podes contribuir com a tua ajuda também.

Grande abraço colega,
Artur